Conhecida como absinto, losna, losna-brava entre outros nomes, a artemísia é uma planta com ação terapêutica, que é muito conhecida e utilizada desde a Idade Média.

Tornou-se bastante popular devido ao seu poder medicinal, sendo usada para a manipulação de remédios caseiros tanto para a prevenção de enxaquecas, como para o controlo das dores de cabeça crónicas. Era igualmente usada para  cicatrização de feridas, queimaduras e tratamento para úlceras da pele. Este tipo de tratamento era realizado por meio da infusão das flores em azeite.

No entanto, outros benefícios medicinais da artemísia têm sido comprovados no controlo das cólicas abdominais e uterinas. Além disso, estudos demonstram um grande potencial da desta planta como anti-inflamatório natural para o tratamento da artrite.

Para aproveitar os seus poderes medicinais, esta erva foi consumida durante muito tempo sob a forma de chá. O pai da medicina, Hipócrates, já receitava a Artemísia (artemisia absinthium) para tratar a anemia, asma, reumatismo, dores de estômago e cólicas menstruais. Mas a Artemísia também possui  poderes místicos, sendo considerada uma planta cheia de magia e mistérios, sendo denominada até como “a planta mais poderosa da terra”. Muito utilizada por videntes, clarividentes e místicos, ela demonstra poderes para ajudar a quem trabalha na área da adivinhação.

Para os orientais, a artemísia é considerada sagrada, sendo uma erva muito usada na medicina chinesa. É essencial no processo de vidência, para entrar no estado de transe meditativo, viagens astrais, visões do futuro e sonhos psíquicos; há quem use os ramos de artemísia presos nas portas da casa, com a intenção de evitar a entrada da inveja ou de qualquer outra energia de cunho negativo.

Na cultura Celta, era pendurada na porta das casas tendo a função de escudo de proteção contra maus espíritos.

 

Pela consultora Denise»» consulte aqui